Reforma da cozinha: 3 dicas para não errar!

Reforma da cozinha

Quantas vezes você já se pegou pensando em fazer uma reforma da cozinha? Melhorar os acabamentos pode facilitar a limpeza diária e torna-la mais funcional para atender às suas necessidades e estilo! A cozinha é um espaço muito ativo e importante de uma casa. Afinal, é nela que você irá desempenhar várias atividades durante o dia, inclusive com a família.

Sem dúvidas, a reforma da cozinha necessita cuidados durante o processo. Isso porque há muitos pontos que merecem atenção. Afinal, todo cuidado é pouco para que esse tão aguardado momento não se torne um pesadelo, além de atender suas expectativas.

Sem dúvidas, ela é um dos ambientes que mais inspiram cuidados durante uma restauração. Isso porque são muitos os pontos que merecem atenção durante a reforma da cozinha.

Como não errar na reforma da cozinha?

Reforma da cozinha

Foto por: Bruno Rossi | Projeto por: ESSA|Arquitetura

1- O que você realmente precisa?

Esse início parece bastante óbvio quando falamos em reforma da cozinha, por isso é negligenciado por muitas pessoas. Porém, ele é a base de um planejamento sólido, de extrema importância para este processo.

Primeiro, você precisa avaliar e saber o que realmente precisa, o que deseja ter na cozinha e quantas pessoas irão utilizar o espaço. Isso também inclui definir as atividades são executadas neste ambiente e o tipo de mobiliário que melhor atende às suas necessidades. Esses pontos precisam ser pensados para que você possa avaliar a melhor forma de equacionar todas essas situações durante a reforma da cozinha.

2- Atenção aos espaços

Depois de traçado o planejamento da reforma da cozinha, agora é hora de começar a encaixar todos os seus sonhos, desejos e necessidades dentro do seu espaço. Esse é um momento importante, pois é nele que você verá a melhor disposição para mobiliários e eletrodomésticos. Dois pontos importantíssimos de se avaliar são: os espaços livres que ficarão para circulação e praticidade em relação a organização dos eletrodomésticos e a bancada de trabalho.

Reforma da cozinha

Foto por: Paula Tedesco | Projeto por: ESSA|Arquitetura

3- Reforma sem quebra-quebra?

Sim, é possível fazer a reforma da cozinha com soluções mais simples e mais baratas do que a tradicional! Hoje em dia, temos algumas opções que podem ser utilizadas nesse caso. A adesivagem do antigo revestimento pode ser uma opção bacana, talvez não tão duradoura, mas é interessante para quem gosta de mudar a “cara” do ambiente com frequência ou quer uma mudança sem a necessidade de investir muito no espaço. Outra dica é a pintura do revestimento existente com tinta epóxi, uma tinta lavável e com bastante resistência para áreas molhadas. Além de poder adesivar o revestimento da sua cozinha, outra opção muito bacana é a adesivagem de eletrodomésticos existentes que talvez não se encaixem na sua decoração atual. É possível utilizar apenas uma cor ou até mesmo estampas e desenhos no adesivo, deixando-os com a sua “cara”.

Reforma da cozinha

Foto por: Bruno Rossi | Projeto por: ESSA|Arquitetura

Você já pensou na reforma da cozinha? Deixe nos comentários!

Artigo por: Essa|Arquitetura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *