Como aplicar a sustentabilidade na decoração?

Um dos grandes assuntos no mercado é a onda da sustentabilidade. Todo mundo quer ser “verde”: empresas, indústrias e pessoas. A preocupação com o meio ambiente é importante mas, não é só isso que move a prática sustentável. Para empresas e indústrias, o conceito traz uma redução de custos e uma boa imagem no mercado. Para as pessoas, poupar recursos naturais é um bom pretexto, além da economia e estética.

Como aplicar a sustentabilidade na decoração?

Na decoração está cada vez mais comum o uso de objetos sustentáveis, sendo eles comprados ou feitos. É possível criar uma decoração bonita com materiais reutilizáveis, que podem ser colocados em casas, feiras, brechós, comercio ou nos detalhes dos ambientes…basta ter uma boa ideia.

Uma decoração sustentável se baseia  no conceito dos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. São ações que visam diminuir o desperdício, poupando recursos naturais e possibilitando uma melhor qualidade de vida para todos. Com muito estilo, projetos ecológicos deixam o ambiente mais leve, relaxante e agradável.

Agora que ja sabemos um pouco mais sobre como ser sustentável e no que se refere o conceito dentro da decoração, vamos ver como aplica-lô na sua casa.

Móveis sustentáveis

Muitas empresas utilizam madeira de reflorestamento. Dê preferência a elas, pois não agridem o meio ambiente e possuem uma alta durabilidade.

 

Luz natural

Se possível escolha um ambiente com muita luz natural e janelas. Essa opção ajuda na economia de energia , além de deixar o ambiente mais leve e combinando com a decoração sustentável.

Plantas como toque final

Para dar um ar mais natural e combinar com o  tema,  nada melhor que utilizar plantas, vasos florais, fontes, arranjos, que darão uma sensação de clima arejado, refrescante e tropical.

 

Faça você mesmo

Uma das coisas mais divertidas em deixar sua casa sustentável é fazer você mesmo a decoração. Os chamados DIY (faça você mesmo), trazem diversas ideias para reaproveitar aquele material jogado de canto, além de encontrar facilmente na internet diversos tutoriais.

Você pode utilizar carretel industrial como banquinhos, escada como prateleira, pallets como mesa ou base de sofá e cama, caixotes como porta-livros, além de latinhas, garrafas pet, um mundo de possibilidades. Use sua criatividade!

Pronto! Agora não há mais desculpas para sua casa não ter itens sustentáveis. Abuse das nossas dicas e deixe seu ambiente mais bonito e com um toque consciente! Proteja o meio ambiente e ajude a tornar um mundo melhor para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *